retábulo - определение. Что такое retábulo
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое retábulo - определение

PEÇA-DE-ALTAR DE MADEIRA, MÁRMORE OU DE OUTRO MATERIAL, COM LAVORES, QUE FICA POR TRÁS OU ACIMA DO ALTAR
Retábulos; Retábulo-mor; Reredos; Raredos; Reredoses; Raredo; Reredo
  • O '''retábulo''' de ''El Pilar de Zaragoza'', [[Aragão]], [[Espanha]], por Damián Forment é um exemplo de retábulo em pedra.
  • '''Retábulo''' da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim em [[Pirenópolis]], construído em [[1750]].
  • '''Retábulo''' na catedral de Roskilde, [[Dinamarca]].

Retábulo         
m.
Construcção de pedra ou madeira com lavores, que se eleva da parte posterior do altar, e que encerra em geral um quadro religioso.
Painel ou quadro, que decora um altar; painel.
(Cp. cast. "retablo")
Retábulo         
Retábulo (do espanhol retablo) é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo.
retábulo         
sm (cast retablo)
1 Trabalho de arquitetura, de pedra ou madeira, com lavores na parte posterior do altar, e em que se representa qualquer motivo religioso.
2 Painel ou quadro que decora um altar.
3 Painel.

Википедия

Retábulo

Retábulo (do espanhol retablo) é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo.

As três fotografias contidas nesta página representam dois dos estilos de retábulos mais difundidos pela Europa, sendo que retábulos em pedra são menos comuns ao norte do continente. Tanto Espanha como Portugal possuem uma rica variedade de retábulos e excelentes exemplos de obras deste tipo em pedra.

No Brasil a existência de retábulos não deixa de ser ampla, especialmente no período colonial, destacando-se a mão de Aleijadinho, em Minas Gerais, com a construção do Retábulo da Serra Negra, contendo imagens caracteristicamente singulares, como aquela de São Sebastião.

Além de sua riqueza visual e de sua complexidade apresentada em sua confecção material, os retábulos geralmente também comportam múltiplas mensagens e significados nem sempre aparentes logo a primeira vista; por exemplo, no retábulo dos apóstolos de Friedrich Herlin, o artista que ilustrou a circuncisão de Jesus.

Em culturas bem diversas ao cristianismo europeu, como muitas encontradas na Ásia (e.g. budismo, hinduísmo, xintoísmo, etc…), também surgiram em diferentes épocas várias expressões artístico-religiosas manifestando-se mais ou menos dentro dos mesmos padrões. Similarmente, eram formados de partes e/ou painéis detalhados com ricos adereços e detalhes visuais, sempre com o objetivo de ajudar os devotos a alcançar comunhão com um estado espiritual elevado e não mundano.